O que é, e qual a diferença entre um Psicanalista e um Psicólogo?
- Margarida Vicchietti
- 3 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Por Margarida Vicchietti
O primeiro post aqui do Blog já tratava disso, mas sinto ainda a necessidade de esclarecer melhor alguns pontos.
Devo iniciar relembrando que a formação de um psicanalista envolve três coisas: Estudo da Teoria Psicanalítica + Análise Pessoal + Supervisão. Vou falar agora de cada um dos aspectos que sustenta o tripé de formação de um psicanalista.
COMO SE FORMA UM PSICANALISTA
Estudo da Teoria - normalmente realizado em escolas e institutos especializados, dura em média 2 a 3 anos e envolve o estudo das bases teóricas da psicanálise. Esse período de dois a três anos é a fase inicial, pois é um processo que tem início, mas podemos dizer que não tem fim. A teoria é extensa, há diversos autores e correntes de pensamento - começa em Freud, passa pelos pós freudianos, por autores modernos e chega até os contemporâneos. A psicanálise é VIVA, acompanha as mudanças de subjetividade da humanidade, muda paradigmas. Portanto o estudo da teoria tem começo, mas não tem fim.
Análise Pessoal - Para que alguém seja um psicanalista, é necessário que ele tenha passado pela experiência de análise, tenha sentido a profundidade da vivência do divã na posição de analisando (paciente). Essa vivência, prepara o psicanalista e o capacita a lidar com as dores e o inconsciente de seus pacientes, sem misturar suas dores e seus conteúdos internos com os conteúdos de seus analisandos, só assim ele consegue conduzir seus pacientes, de maneira ética, pela experiência de análise. Não existe o psicanalista sem análise pessoal.
Supervisão - fase que começa ainda na formação e continua durante todo o período de atuação de um psicanalista. Consiste em discutir casos com um psicanalista mais experiente, sendo uma prática comum entre psicanalistas sérios. As identidades dos pacientes são mantidas em sigilo, não são reveladas. Essa é uma prática ética e que fornece mais segurança nos manejos, beneficiando os pacientes.
Perceba que o tripé de formação de um psicanalista, é um processo lento e rigoroso.
QUEM PODE SER PSICANALISTA?
Qualquer pessoa com nível superior e que tenha cumprido o tripé de formação pode atuar como psicanalista. Portanto, nem todo psicanalista é psicólogo e nem todo psicólogo é psicanalista. Há psicanalistas que também são engenheiros, filósofos, farmacêuticos, médicos, contadores, psicólogos, enfermeiros, e por aí vai.
A psicanálise não é profissão regulamentada por conselhos de classe no Brasil, e nem em muitos outros países. Não existe lei brasileira que exija graduação em Psicologia ou Medicina para atuar como psicanalista, e o simples fato de ter cursado Psicologia ou Medicina, não autoriza ninguém a atuar como psicanalista, pois é necessário trilhar e cumprir o tripé de formação, que é longo, exigente e caro.
O QUE É A PSICANÁLISE?
A psicanálise é um campo clínico e teórico dedicado ao estudo do funcionamento psíquico, fundamentado na hipótese do inconsciente e nos modos como processos mentais não conscientes influenciam pensamentos, emoções, vínculos e comportamentos. É um método clínico de investigação de processos inconscientes e se baseia em associação livre, interpretação e a análise da transferência e contratransferência. Através desse método, são identificados os padrões que produzem sofrimento psíquico. Os pacientes são levados a falar livremente, o psicanalista realiza interpretações, intervenções e manejos, buscando conduzir o analisando na elaboração de tais padrões.
O QUE DIFERE A ATUAÇÃO DA PSICANÁLISE E DA PSICOLOGIA
Um psicanalista, deve manter sua atuação dentro dos limites do âmbito da psicanálise e jamais invadir o âmbito de atuação da psicologia. São atos exclusivos da profissão de psicólogo algumas atividades tais como: avaliação psicológica, diagnóstico psicológico, laudos e pareceres psicológicos, relatórios psicológicos, perícias judiciais, avaliação psicológica para concursos, orientação e seleção profissional e psicoterapia. As sessões de psicanálise não são psicoterapia por definição.
DIFERENÇA ENTRE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA
Em linhas gerais de maneira simples e resumida, podemos dizer que a psicanálise é uma abordagem específica, profunda e orientada ao inconsciente e realizada por PSICANALISTAS; a psicoterapia é um termo amplo que inclui múltiplos métodos de tratamento psicológico, muitos deles focados em sintomas e estratégias adaptativas, realizada por PSICÓLOGOS. Esta definição obviamente não esgota o tema, mas aqui serve para pontuar que psicanálise e psicoterapia são diferentes.
RESPALDO JURÍDICO PARA ATUAÇÃO DO PSICANALISTA
O STJ, por volta de 2004 já manifestou que a Psicanálise não é profissão regulamentada por conselhos de classe no Brasil.
A psicanálise é uma atividade legal, não regulamentada por lei específica, o que significa que não está vinculada ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e não exige CRP para ser exercida.
Podemos dizer, em termos gerais, de maneira bem simples, e mais uma vez, sem esgotar o tema, que a legalidade da psicanálise se apoia em algumas bases fundamentais:
1) Constituição Federal - Princípio da Liberdade Profissional
2) A psicanálise é tratada no Brasil como uma atividade de formação livre, assim como outras profissões tradicionais não regulamentadas (ex.: constelação, coaching, naturopatia).
3) Jurisprudência e entendimentos formais
4) Na versão do CBO (Código Brasileiro de Ocupações) de 2002 — via portaria do MTE — há um código para “psicanalista”: 2515-50. A psicanálise é reconhecida como uma ocupação/trabalho, podendo o psicanalista ser identificado formalmente nesse código.
Espero com isso, ter esclarecido alguns pontos pra você entender o que é, como se forma e como atua um psicanalista, sem confundir essa atuação com a dos psicólogos.
Fraterno Abraço
Comentários